Tue, 20 Apr | Culturgest

O Riso dos Necrófagos | texto e direcção de Zia Soares

20 a 23 Abril | 19h | Grande Auditório Culturgest
Os ingressos não estão à venda

Horário e local

20 Apr, 19:00
Culturgest, R. Arco do Cego 77, 1000-300 Lisboa, Portugal

Sobre o evento

O Riso dos Necrófagos começa nos vestígios da Guerra da Trindade encontrados na ilha de São Tomé, pela encenadora Zia Soares e pelo músico Xullaji, nas bocas dos que a viveram e dos que a ouviram contar, relatos de memórias desfocadas pela passagem do tempo.

Nesta guerra os mortos foram amontoados em valas comuns ou no fundo do mar, num exercício de violência, perpetrado pelo invasor que acredita que, ao despojar os mortos dos seus nomes, os condena ao esquecimento. Mas para os santomenses, são presenças na ilha como símbolo encarnado e, para celebrá-los, anualmente no dia 3 de fevereiro, cumprem um itinerário ritualístico, desfilando ao longo de várias horas numa marcha amplificadora de falas, cantos, risos e sons que saem de corpos convulsos.

O Riso dos Necrófagos é prolongamento desse percurso celebratório, entrópico, onde os atuantes manipulam tempos e imagens, desossam e riem do delírio, reconfigurando os vestígios e os fragmentos do morticínio, a partir da ideia de celebração — a festa, a liturgia e os aspetos ritualísticos do quotidiano.

Bilhetes https://ticketline.sapo.pt/evento/teatro-griot-o-riso-dos-necrofagos-53249

Compartilhe este evento